Médico Formado pela USP

Gostos musicais oferecem uma janela para como você pensa

A equipe de cientistas, liderada pelo estudante de doutorado David Greenberg, analisou como o nosso “estilo cognitivo” influencia nossas escolhas musicais. Ela é medida de acordo com uma pontuação individual alta em “empatia” (a nossa capacidade de reconhecer e reagir aos pensamentos e sentimentos dos outros) ou em ‘sistematização’ (o nosso interesse em compreender as regras de sistemas subjacentes, como o clima, a música , ou motores de automóveis) – ou se temos um equilíbrio de ambos.

Os pesquisadores realizaram vários estudos com mais de 4.000 participantes, que foram recrutados principalmente através do “app” do Facebook: myPersonality.

Pessoas que marcaram alta empatia tendiam a preferir  música suave (de R&B, rock suave, e gêneros adultos contemporâneos), música despretensiosa (desde  gêneros country, folk e cantor/compositor) e música contemporânea (de eletrônica, latim, jazz ácido, Euro e pop). Eles não gostavam de música intensa, como punk e heavy metal. Em contraste, as pessoas que tiveram alta pontuação em sistematização favoreceram música intensa, mas não gostavam de estilos musicais suaves e despretensiosos.

Os resultados se provaram consistentes, mesmo dentro de gêneros específicos: empatizadores preferiram jazz adocicado, despretensioso, enquanto sistematizadores preferiram um jazz intenso, sofisticado (complexo e avant-garde).

O professor Simon Baron-Cohen, um membro da equipe, acrescentou: “Este novo estudo é uma extensão fascinante para a teoria da ‘empatia-sistematização ‘ das diferenças individuais psicológicas. Foi necessário um estudante de PhD talentoso e músico para sequer pensar em colocar esta questão. A pesquisa pode nos ajudar a compreender aqueles (indivíduos) nos extremos, tais como pessoas com autismo, que são sistematizadores fortes. ”

Com base nas conclusões, a seguir estão músicas que os pesquisadores acreditam ser prováveis que se encaiem em estilos particulares:

Alta pontuação em empatia:

Hallelujah – Jeff Buckley
Come away with me – Norah Jones
All of me – Billie Holliday
Crazy little thing called love – Queen

Alta pontuação em sistematização:

Concerto in C – Antonio Vivaldi
Etude Opus 65 No 3 — Alexander Scriabin
God save the Queen – The Sex Pistols
Enter the Sandman – Metallica

Agende uma consulta

Unidade Ibirapuera

(11) 3051-7260

Unidade Alphaville

(11) 99242-9583