Esses são os alimentos que você deveria incluir na sua dieta para ajudar a aliviar os sintomas dos quadros depressivos:
- Chocolate meio amargo: contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Prefira o que possuem 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.
- Aveia: Possui altas doses de triptofano, que é um aminoácido precursor de serotonina, além de selênio, que auxilia para a produção de energia.
- Banana madura: Contém vitamina B6( piridoxina), que auxilia na prevenção de anemia e ajuda no bom funcionamento dos neurônios.
- Brócolis: alimento rico em ácido fólico, que é muito importante para a conexão entre os neurônios.
- Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: São muito ricas em selênio, importante agente antioxidante.
- Laranja, maracujá e jabuticaba: possuem altas doses de vitamina C, que previne efeitos de cansaço e stress no organismo, além de reforçar defesas naturais.
- Leite e iogurte desnatado: possuem, além de triptofano, cálcio, mineral muito importante para regular a atividade muscular em todo corpo.
- Peixes e frutos do mar: Possuem altos teores de selênio e zinco, muito importantes para manutenção de bom humor e diminuição de níveis de ansiedade.
- Pimenta: O componente mais importante na pimenta é a capsaicina que estimula a produção de endorfinas e ajudam a controlar episódios de compulsão alimentar.
Leia também: Depressão – Como tratar a depressão sem remédios?
Aprenda no vídeo sobre o papel do ácido fólico e o metilfolato em quadros depressivos.